Aprendendo com o Jornal da Manhã

AUTORA
Professora Kéli de Fátima da Cruz e Silva, quarto e quinto anos

Durante algumas aulas trabalhamos o gênero textual Notícia e, para melhor compreensão contamos com a ajuda do Jornal da Manhã. Iniciamos com os alunos divididos em dois grupos, onde puderam observar, ler e escolher uma notícia para posteriormente compartilhar com os colegas. Deste modo, na roda da leitura, cada aluno falou sobre o motivo de ter escolhido determinada notícia, o que mais chamou sua atenção, quando e onde aconteceu e quem são os envolvidos. Destacamos as características e os elementos que compõe as notícias. Realizamos atividades de leitura, compreensão e interpretação de algumas notícias retiradas do jornal.

Durante nossa conversa, surgiu a questão das notícias falsas que circulam, principalmente na internet, então aproveitei para falar sobre as Fake News, a importância de sabermos distingui-las das notícias verdadeiras.

Buscando maiores esclarecimentos, assistiram a videoaula do Vamos ler – Geração Digital “O que são e como combater as fake news”. Como forma de ampliar ainda mais o conhecimento acerca do tema, escolhemos duas das atividades sugeridas na videoaula para que escolhessem uma delas para fazer em casa com auxílio da família: Pesquisa de notícia falsa na internet ou outros meios/Fazer uma reportagem e criar uma fake news para mostrar os danos desse ato.

Os alunos demonstraram bastante interesse e, logo que chegaram em casa, começaram a pesquisar e mandar fotos, portanto em outro momento, iremos dar continuidade aos temas Notícia e Fake News.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 de Junho: Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

Entendendo a importância da Coleta Seletiva

Jogo – Trilha da multiplicação