12 de junho – Dia Mundial de combate ao Trabalho Infantil
AUTORA
Professora Kéli de Fátima da Cruz e Silva, quarto e quinto anos
O Trabalho Infantil foi o tema trabalhado durante várias aulas. Iniciamos a abordagem fazendo o uso do material fornecido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), discutindo sobre os mitos e verdades sobre o Trabalho Infantil – atividade do Caderno de Orientação Pedagógica – depois, cada aluno recebeu um gibi (parte desse mesmo material do MPT) e fizemos a leitura das histórias, debatemos sobre as mesmas e cada aluno produziu uma tirinha sobre esse tema. Nessas atividades os alunos puderam conhecer os diferentes tipos de Trabalho Infantil. Durante nossas conversas, alguns alunos levantaram a seguinte questão “Se ajudar a mãe em casa é considerado Trabalho Infantil?” Para sanar essa dúvida, contamos com a ajuda da videoaula do Vamos ler Geração Digital - Trabalho Infantil: como se configura e mecanismos para combater essa prática, assim puderam compreender e diferenciar o que é ter responsabilidade e ajudar aos pais daquilo que é considerado Trabalho Infantil.
Professora Kéli de Fátima da Cruz e Silva, quarto e quinto anos
O Trabalho Infantil foi o tema trabalhado durante várias aulas. Iniciamos a abordagem fazendo o uso do material fornecido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), discutindo sobre os mitos e verdades sobre o Trabalho Infantil – atividade do Caderno de Orientação Pedagógica – depois, cada aluno recebeu um gibi (parte desse mesmo material do MPT) e fizemos a leitura das histórias, debatemos sobre as mesmas e cada aluno produziu uma tirinha sobre esse tema. Nessas atividades os alunos puderam conhecer os diferentes tipos de Trabalho Infantil. Durante nossas conversas, alguns alunos levantaram a seguinte questão “Se ajudar a mãe em casa é considerado Trabalho Infantil?” Para sanar essa dúvida, contamos com a ajuda da videoaula do Vamos ler Geração Digital - Trabalho Infantil: como se configura e mecanismos para combater essa prática, assim puderam compreender e diferenciar o que é ter responsabilidade e ajudar aos pais daquilo que é considerado Trabalho Infantil.
Uma das sugestões de atividades da videoaula é registrar uma ação em casa que não configure como uma prática nociva à criança e, essa foi a atividade escolhida pela turma, então alguns alunos fizeram vídeos de momentos em que estavam ajudando as mães nas tarefas de casa.
Finalizamos essa sequência de atividades, gravando um vídeo, deixando bem claro que “Infância não é para trabalhar e sim para sonhar, estudar e brincar!”
Finalizamos essa sequência de atividades, gravando um vídeo, deixando bem claro que “Infância não é para trabalhar e sim para sonhar, estudar e brincar!”
Comentários
Postar um comentário